A Anagrama Editora já nasce com larga experiência no mercado editorial. Herdeira da reputação e da qualidade acumulada ao longo dessas quase duas décadas pela sua antecessora, a Gramma Livraria e Editora, a nova casa de publicação representa um salto qualitativo a partir desta experiência. Novas áreas, novos projetos e novas coleções serão implementadas com base neste novo formato empresarial. Tudo isso, no entanto, sem perder de vista a excelência editorial e gráfica dos nossos produtos.

 

Nossa missão

                A Anagrama nasce com a experiência de quase 20 anos da Gramma Editora, com a mesma missão da sua antecessora: fornecer aos autores a melhor equação custo x benefício na produção editorial. Nossos livros são reconhecidos pela excelência editorial e pela qualidade gráfica, tudo ao menor custo possível no limite da garantia da qualidade.

 

Nossos objetivos

  1. Produzir livros com alto padrão de qualidade editorial e gráfica;
  2. Orientar para que o produto final seja o melhor possível para o autor;
  3. Aumentar o acesso a livros, oferecendo o produto a preços acessíveis;
  4. Estimular a leitura em todas as suas dimensões e suportes, especialmente entre crianças e adolescentes;
  5. Dar oportunidade a autores nacionais de ficção, com especial ênfase em autores mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+
  6. Contribuir para a difusão da cultura brasileira através de publicações em parceria com organizações e editoras de outros países, bem como divulgar entre nós a cultura e a literatura de outros países.

 

Nossa história

                A Gramma Editora nasceu em 1° de julho de 2002, a partir da experiência de seu fundador, Geraldo Tadeu Monteiro, como editor da revista International Journal of Political Studies, entre 1999 e 2001, no âmbito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com base no conhecimento adquirido em edições científicas, Geraldo Tadeu Monteiro criou a Gramma Livraria e Editora com a missão de publicar textos acadêmicos de alta qualidade em projetos editoriais de excelência. Para isso, constituiu um sólido Conselho Editorial, composto por nomes reconhecidos no cenário acadêmico do Rio de Janeiro, com o objetivo de conferir a devida excelência aos trabalhos publicados pela editora.

                Ao longo de seus quase vinte anos de existência, a Gramma foi se consolidando como uma referência de qualidade na área das publicações acadêmicas. Várias de suas obras foram contempladas com fomento por agências oficiais (Capes, Faperj, Fapesp, Fapesc, etc) e internacionais (Flacso, Konrad Adenauer Stiftung). A Gramma mantém convênio de cooperação técnica e editorial com a Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Eduerj) com a qual realizou várias co-edições e é responsável pela edição dos livros da coleção Antropologia Hoje do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da USP.

                Hoje, a Gramma dispõe de um acervo de 450 títulos publicados em áreas que vão das Artes Visuais até o Biomedicina, passando pela poesia, literatura e religião. A excelência dos livros da Gramma é reconhecida por todos os nossos autores. A qualidade editorial e gráfica são uma marca da editora. Um processo rigoroso de revisão é a chave para a excelência do nosso produto final, isso sem descuidar dos aspectos gráficos.

                A Anagrama incorpora novas áreas de atuação, novas coleções, novas iniciativas e projetos em uma amplitude maior e com novos objetivos. Temos a certeza de que, partindo de uma base sólida de quase vinte anos de aprendizado, poderemos seguir contribuindo para a formação de novos leitores e para o desenvolvimento da cultura, da ciência e da literatura nacional através da publicação de livros e revistas de qualidade.

 

Crediblidade e Excelência

            A Gramma Editora, ao longo de sua vitoriosa carreira, teve sua excelência reconhecida por várias entidades, como a FLACSO, a Fundação Konrad Adenauer, além de agências de fomento, como CNPq, Capes, Faperj, Fapesp, Fapesc, entre outras.

            A Gramma assinou convênios coma Eduerj e com o Núcleo de Antropologia Urbanna da USP, com o qual publicou vários volumes da Coleção Antropologia Hoje.

 

Nossa Equipe

Geraldo Tadeu Monteiro - Editor Chefe
geraldotmonteiro@gmail.com

Gisele Almeida Moreira - Coordenadora de Produção Editorial
giselegramma@gmail.com

Rafael Rios - Gerente Administrativo
gramma.editorarj@gmail.com