Programa de Estímulo à Escrita e à Leitura (PROELER)

Anagrama Editora

 

 

A Anagrama está implantando, neste ano de 2022, o seu inovador Programa de Estímulo à Escrita e à Leitura (PROELER), destinado a desenvolver a criação literária e o hábito da leitura entre crianças e adolescentes através de ações realizadas nas escolas e em convênio com associações e ONGs, que impliquem em atividades lúdicas  de escrita e leitura, com distribuição de livros e rodas de leitura, contação de histórias, além de concursos literários.

 

Como funciona o programa

Destinado a estimular as habilidades de leitura e escrita em crianças e adolescentes, o PROELER proporá, em convênio com escolas, clubes de leitura e associações culturais, concursos literários nas áreas da poesia, do conto (mini contos), das “histórias infantis” (para crianças até 10 anos) e das histórias em quadrinhos (HQ).

 

Concursos ou Eventos Literários

São projetos de incentivo à escrita que poderão fazer parte da programação pedagógica da escola para aquele período letivo. No caso dos eventos literários, não haverá disputa entre os participantes nem classificação dos trabalhos por mérito, apenas certificado (ou medalha) de participação.

As escolas escolherão pelo menos um dos concursos literários:

  1. Prêmio de poesia
  2. Prêmio de mini contos
  3. Prêmio de Quadrinhos
  4. Festa das Histórias Infantis (para crianças até 10 anos)

Os concursos serão realizados como parte da programação normal de aulas das escolas e contarão com a participação ativa dos professores. Caberá aos professores a escolha dos conteúdos que serão trabalhados na produção literária e a formação do júri que escolherá os vencedores dos concursos.

Caberá à Anagrama a definição das regras para os concursos, a produção de material para mobilização da comunidade escolar e a publicação dos livros com as produções dos alunos.

 

Medalhas e troféus

Os concursos resultarão na publicação de livros com a produção de todos os participantes. De acordo com a escola, os vencedores dos concursos poderão receber troféus ou medalhas de ouro, prata e bronze, serão dispensados de qualquer contribuição financeira e terão suas produções figurando na abertura dos livros.

 

Todos podem publicar

Todos os participantes poderão publicar suas produções em livro pago pela própria escola ou pelo sistema de financiamento coletivo mediante contribuição dos pais. O valor poderá ser financiado em até três parcelas. Será publicado um livro com a produção final em cada uma das áreas do concurso. As quotas de participação serão definidas em comum acordo entre a Anagrama e a escola participante.

 

Histórias Infantis

As publicações de histórias infantis serão livros com ilustrações e só poderão ser produzidos individualmente. Não haverá concurso para este nível de atividade. Todas as crianças que quiserem participar poderão fazê-lo. As crianças escreverão suas histórias com ou sem apoio dos professores e dos pais e poderão fazer as ilustrações. Para os que não desejarem fazer as próprias ilustrações, caberá à Anagrama propor as ilustrações compatíveis com a história produzida. Para cada participante será produzido um livro com tiragem variável de acordo com o interesse dos pais.

 

Eventos literários

A entrega dos livros poderá se dar no âmbito de uma Semana Literária a ser realizada pelo menos 30 dias após o concurso. Os prêmios serão entregues na Festa Literária. Haverá manhãs, tardes ou noites de autógrafos com a presença dos autores e dos pais/família/convidados. As crianças e adolescentes poderão “lançar” seus livros na festa e poderão ser organizadas rodas de leitura ou contações de história.

 

Valores

Os valores para a produção dos livros dependem das características do material produzido (formato, tiragem, uso de COR, ilustrações, capa, etc).

A partir da definição do interesse da escola na promoção dos eventos e concursos previstos no PROELER. As três primeiras modalidades (poesia, conto e HQ) poderão ser adquiridas mediante cotas, conjugando vários participantes num mesmo volume. Os valores das cotas poderão ser financiados em até 6 vezes sem juros.

A partir desta base, dependendo do pacote de serviços que a escola conveniada adquirir, serão feitos orçamentos específicos para a realização do projeto e com vistas à assinatura do contrato.

A Anagrama se dispõe a elaborar projetos de incentivo à leitura e à escrita ou a ajudar a escola a implementar outros projetos que resultem da demanda dos alunos ou do seu corpo docente.

 

Contato

As escolas interessadas poderão entrar em contato com a Anagrama Editora para agendar uma conversa virtual ou presencial para a elaboração de projetos específicos de apoio à leitura e à escrita.

 

Geraldo Tadeu Monteiro

Editor-Chefe

Tel: 21-97202-2615 (com) ou 21-99972-3243 (pessoal)

E-mail: geraldotmonteiro@gmail.com

Anagrama Editora

Rua da Quitanda, 67, sala 301

Centro  Rio de Janeiro (RJ)

www.anagramaeditora.com.br